A falta de educação financeira no nosso país, é um problema gravíssimo, afinal de contas, não é algo ensinado nas escolas e a Caderneta de Poupança é considerado a melhor opção para quem quer juntar dinheiro, sendo que a “poupança” nem é considerado um investimento, já que os “ganhos” são baixíssimos e algo ilógico.
Independentemente da sua área de atuação, é importante você ter essa mentalidade o quanto antes da importância de investir o seu dinheiro e principalmente, fazer com que tenha dinheiro para investir.
A falta de dinheiro hoje é um dos maiores motivos pelo qual uma pessoa não quer investir em seu Negócio Online e tentam vender de forma amadora e usando estratégias que não funcionam, para tentar vender o produto.
É algo realmente muito sinistro, pois a pessoa entra no mercado de Marketing Digital, querendo ganhar primeiro, fazer suas primeiras vendas para só depois investir em seu negócio online e em conhecimento.
Isso é algo errado, pois toda empresa precisa de um investimento inicial, de uma capacitação, sem falar que, é meio óbvio que quando queremos aprender uma “nova profissão” fazemos um curso profissionalizante, uma faculdade, pós graduação, mestrado, doutorado, entre outras especializações.
E no Marketing Digital a pessoa quer “adivinhar” como faz para ficar rico com a Internet, sem fazer absolutamente NADA.
Sim, sei que não é fácil, mas tudo que vale a pena nesta vida realmente não é fácil e o primeiro passo para você conseguir andar neste mundo do Marketing Digital é você olhando primeiramente para o seu financeiro.
Afinal de contas, como você vai abrir o seu Negócio Online, sem um pingo se quer de informações a respeito do dinheiro?
Listei 7 Dicas para sobrar dinheiro e assim você colocar em prática hoje mesmo.
Dica 1 – Tenha mais de 1 fonte de renda
Uma pessoa tem que ter no mínimo 5 fontes de renda, depender apenas de 1 fonte de renda é algo muito perigoso, além disso, esta única fonte de renda (para a maior parte da população) é apenas para pagar despesas e todo santo mês a pessoa fica no sufoco.
Com apenas 1 fonte de renda, não é possível ter plano de saúde de qualidade, educação de qualidade, lazer de qualidade, levando em consideração o salário mínimo, até 2 ou 3 salários mínimos, é algo muito difícil.
Fora o desespero de se perder esta única fonte de renda, e o desespero quando volta das férias e pior ainda para aqueles que são autônomos que não tem garantia NENHUMA.
E você deve estar se perguntando: “ah mas, trabalhar na Internet é ser autônomo?”
A resposta é NÃO.
Quem trabalha na Internet de forma profissional, constrói o seu IMPÉRIO ONLINE, tem sua estrutura, os pilares do seu negócio são bem consolidados, tem possibilidade de ESCALA, ou seja, trabalhar para vender os produtos e não trabalhar para vender suas horas.
E quando você começa a faturar bem, automaticamente terá que criar o seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) você passa a ser um EMPRESÁRIO.
Dica 2 – Faça o dinheiro trabalhar para você
Não trabalhe pelo dinheiro, faça o dinheiro trabalhar para você. A maioria das pessoas trabalham o mês inteiro, para só no final do mês ganhar o seu salário, e assim, sucessivamente passam sufoco e correm atrás do dinheiro eternamente, sem perspectiva nenhuma de crescimento.
As melhores formas de você fazer o dinheiro trabalhar para você é comprando ATIVOS, que é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso.
Por exemplo, investir em Renda Fixa e Renda Variável em corretoras, são ativos.
Financiar um carro ou uma casa, são exemplos de PASSIVOS, pois só estão tirando dinheiro de você.
Agora se você usar o carro para trabalhar e os ganhos que você obtiver com o trabalho realizado no seu carro, forem superiores às despesas, então o veículo passa a ser um ATIVO.
Idem para a casa, se você tem um imóvel na praia por exemplo e se alugar esse imóvel para temporadas, eventos, etc. se os ganhos forem superiores às despesas, esse imóvel passa a ser um ATIVO.
No caso do Marketing Digital exemplos de ativos são: Vídeos no Youtube, Artigos de Blog, Tráfego pago no Google ADS, Facebook ADS e Instagram ADS, Listas de E-mails e Listas de telefones por exemplo.
Dica 3 – Se pague primeiro
As pessoas têm a mentalidade de:Primeiro pagar as dívidas, ou seja pagar as outras pessoas, para só depois se pagar.
Incrível como as pessoas têm uma “capacidade extremamente admirável” de dar um jeitinho para pagar as dívidas, mas a si mesmo não tem.
O correto seria uma pessoa separar “X” valor do quanto ela ganha e comprar ATIVOS.
Somente comprando ATIVOS é possível fazer com que o dinheiro trabalhe para você e é só dessa forma que você vai conseguir atingir sua liberdade financeira e não depender do governo com uma aposentadoria baixa para sobreviver quando ficar mais velho.
E o mais “doído” é que muitas pessoas não têm reserva de emergência, nem sabem o que é isso e nem sabem como fazer para ter uma reserva de emergência.
Reserva de Emergência como o próprio nome já diz, é você ter um reserva de DINHEIRO em caso de emergência, por exemplo no caso de você perder o emprego.
O ideal é você ter pelo menos de reserva de emergência um valor de “6 meses” dos seus gastos, ou seja se o seu gasto mensal é de R$ 1.000,00 o ideal é ter pelo menos R$ 6.000,00 de reserva de emergência, lembrando que isso é apenas um exemplo, em média com toda certeza, os gastos são bem mais, logo a reserva de emergência tem que ter um valor mais investido.
O ideal é que a reserva de emergência consiga cobrir as despesas e manter o seu padrão de vida.
Dica 4 – Não gaste antes de ter o dinheiro
Graças ao Cartão de Crédito, cheque especial e outros tipos de empréstimos isso é possível e está cada vez mais fácil de você conseguir isso, afinal de contas os juros em cima desses empréstimos são altíssimos, os bancos saem sorrindo nesta história toda.
Não estou falando, por exemplo, que o cartão de crédito é ruim, muito pelo contrário, quem sabe usar com inteligência, o cartão de crédito, consegue ter diversas vantagens como por exemplo milhas para viajar, salas VIPS em aeroportos e ainda pode juntar pontos para trocar por coisas do seu interesse.
Mas eu disse do cartão de crédito rs, cheque especial e outros empréstimos, FUJA.
E se você não sabe usar o cartão de crédito com inteligência, FUJA também 🙂
E opte por usar o cartão de débito mesmo, ou seja, comprar algo só se tiver o dinheiro, caso o contrário nem compre, pois é um erro fatal para o seu bolso, de mal começar um mês e já estar devendo o outro mês que nem chegou ainda.
Dica 5 – Compre o necessário
Se pararmos para analisarmos bem, muitas coisas que compramos nem precisamos. Já parou para pensar no tanto de coisas que você tem em sua casa, que nem se quer usou uma única vez no ano?
Essa reflexão vale quando for querer gastar seu dinheiro com tranqueiras e besteiras, e isso também vai muito EGO e VAIDADE, dois pecados capitais que matam o seu dinheiro.
Se você já tem roupas para vestir e não precisa de mais, para que comprar mais roupas?
Se sua casa está completa, tem tudo, para que comprar enfeites bestas, panelas ou qualquer outra coisa que só vai acumular espaço?
Pense bem antes de comprar e nunca compre na mesma hora, de um tempo para ver se é aquilo mesmo o que quer, se realmente precisar, então você se organize financeiramente para conseguir comprar o item que você precisa.
Lembrando que, essas dicas são para quem realmente tem o dinheiro contado no fim do mês, para quem tem muita grana e essas compras não interferem em nada, não tem o porquê fazer esse rolê todo.
Dica 6 – Exclua do seu celular apps que faz você gastar dinheiro
Existe algo que a maioria das pessoas fazem que é “os vários nadas” ficar entrando no Facebook e Instagram, ficar vendo o feed sem parar, e aí acaba vendo o que quer e o que não quer, ou entrar no WhatsApp o tempo todo, tudo isso faz nós perdemos dinheiro.
Automaticamente quanto estamos perdendo o nosso precioso tempo, fazendo coisas que não agregam em absolutamente NADA em nossa vida, estamos perdendo dinheiro, pois esse tempo poderíamos estar usando para arrumar formas de comprarmos mais ATIVOS.
Outros APPS desnecessários são aplicativos de comida e compras de “coisas em geral”, a tendência é no “momento de vários nadas “caçarmos” coisas para fazer, nisso vem o tédio e vontade de comer coisas que seu corpo não precisa, na maioria das vezes comidas não saudáveis e nos APPS de compras, comprar aquilo que não precisamos também.
Dica 7 – Invista em você
Essa é a dica mais valiosa de todas, investir em você é fundamental para sobrar mais dinheiro e consequentemente você conseguir acumular mais dinheiro.
Pensa comigo, o que vale mais a pena, gastar seu dinheiro com coisas que não vão te trazer retorno algum ou investir em algum curso, por exemplo, que vai te ensinar algo que pode potencializar seu crescimento pessoal e profissional e assim trazer retornos financeiros altos?
Você é o seu PRINCIPAL ATIVO e tem que sim investir em você, cada vez mais.
Participar de palestras, networking, ouvir podcasts, se alimentar bem, fazer exercícios físicos, tudo isso potencializa ainda mais quem você é.
E quais dessas dicas você já coloca em prática?
Comente aqui embaixo.
Até a próxima!
Juliana Soares