Trabalhar em casa pode ser o “sonho de consumo” de muitas pessoas, afinal de contas, parando para refletir, você já pensou quantas horas do nosso dia gastamos para nos deslocarmos até o local de trabalho?
Ou quantas horas “a menos” descansamos para ir até a empresa, fora outras séries de coisas que temos que pensar ao longo do nosso dia que estressam demais.
Aturar gente chata no local de trabalho, na rua, no transporte público, se preocupar onde você vai se alimentar, ou a preocupação de todo dia ter que levar marmita para levar ao trabalho, imagina o peso que temos que ficar carregando, com risco de estragar a comida e não ter onde esquentar.
Trabalhar em casa tem sim suas vantagens, mas não sabendo trabalhar de forma correta, pode ser pior ainda que todos os itens citados anteriormente de trabalhar fora de casa.
Na sua casa, normalmente, você divide o teto com outras pessoas, como seus pais, irmão, tios, avós, filhos, marido ou até mesmo amigos e pior ainda com pessoas estranhas também, para quem mora em repúblicas por exemplo.
Observação: Até mesmo pessoas da sua família podem ser consideradas estranhas, se você não tem muita afinidade com a pessoa.
E conseguir ter foco para trabalhar em casa, longe das distrações dessas pessoas, pode ser algo muito sacrificante.
Até as pessoas que moram no mesmo ambiente que você, entender que, você está trabalhando, pode demorar um pouquinho para cair a ficha delas, nisso você tem que manter uma comunicação clara com essas pessoas, para evitar desavenças.
Fora o ruído, que são os barulhos, conversas altas, barulho de som alto, gritarias, enfim diversas coisas que fazem com que você perca totalmente a concentração.
Sabendo disso, listei 5 dicas para você trabalhar em casa, que você deve colocar em prática hoje mesmo.
Dica 1: Organização
Ter organização é fundamental, afinal o seu lar será seu ambiente de trabalho, as coisas que você não usa na sua casa, joga fora e o que der para doar, doe.
Não tem necessidade nenhuma de acumular coisas desnecessárias, como móveis que você não usa, ou abrir o guarda roupa e cair um monte de roupa na sua cabeça, aquelas roupas que você não usa mais, doa. Sapatos, acessórios, aparelhos eletrônicos, enfim, tudo que está parado, descarte.
Sem falar que se você manter apenas o necessário, é muito mais fácil manter o ambiente limpo, já pensou ter que limpar um lugar cheio de tranqueiras que você nem usa, isso só faz é atrapalhar.
Use sites como:
www.olx.com.br: Para vender aparelhos de ginástica, eletrônicos, móveis, automóveis, etc.
www.enjoei.com.br: Para vender roupas, sapatos, acessórios, etc.
Você tem “opções de destino” para as coisas que não usa mais 🙂
Dica 2: Planejamento
Planeje como será o seu dia, quais as tarefas que tem que realizar.
Você pode fazer isso da melhor forma que você se sinta mais produtivo.
Tem pessoas que planejam a semana toda no domingo por exemplo, outras pessoas sempre no dia anterior, o importante é planejar e fazer as tarefas que tem que ser feitas.
Você pode usar para o seu planejamento:
- Uma agenda
- Aplicativos de celulares como: Todoist, Trello, Evernote
- Bloco de notas do seu celular
Colocar metas diárias no seu planejamento também é algo que você pode fazer, mas metas alcançáveis, se colocar metas absurdas, difíceis de serem realizadas isso vai te deixar muito desanimado, caso não consiga cumpri-las até o fim do dia.
Quanto às tarefas a serem realizadas no seu planejamento, execute-as da melhor forma que for para você, por grau de complexidade, ou por grau de importância, por exemplo.
Dica 3: Tenha Disciplina
Não é porque você não tem um chefe ali do seu lado, que você não vai fazer o que tem que ser feito.
Infelizmente essa é uma das principais causas do “por que” a maioria das pessoas não tem o seu próprio negócio, incrivelmente as pessoas estão acostumadas a fazer mais pelos outros do que por elas mesmas.
E para ajudar ainda mais, a educação do nosso país ensina a ter bons empregados, o que é algo péssimo, as escolas deveriam incentivar o empreendedorismo no país.
Como o ensino das escolas é algo que já está “pré estabelecido”, ou seja, o conhecimento que pode te levar a ter sua independência financeira, não é algo que você vai aprender nas escolas, você tem que procurar sozinho como fazer isso.
Ainda bem que a Internet é para todos, porque é através da Internet que você pode buscar informações de qual caminho trilhar para ter sua independência financeira, por exemplo, ou criar o seu próprio negócio.
Temos que ser “autodidatas” e as pessoas têm dificuldade nisso.
Aprender sozinho é essencial, e isso é questão de prática.
Se fizermos um pouco todos os dias, logo essa prática chegará a perfeição.
Disciplina é o segredo do sucesso, fazer o que tem que ser feito, todos os dias, mesmo não tendo um pingo de vontade de fazer nada naquele dia.
Dica 4: Consistência
Faça o que tem que ser feito todos os dias, por mais desanimado que você esteja, ter consistência é o que vai te levar ao sucesso.
Fazer o “arroz com feijão” com consistência é o segredo para você ter resultados, não adianta também querer fazer mil tarefas de uma vez, porque isso vai te deixar confuso.
Foque em uma tarefa, depois quando terminar foque na outra tarefa, só assim o seu negócio em casa vai andar, quando dividimos nossa atenção para diversas tarefas, a tendência é o projeto ficar parado.
Não gaste sua energia em um único dia, pois os outro dias você estará cansado.
Se preocupe em manter a consistência, mas também nada de fazer o trabalho quase parando, tudo é questão de equilíbrio.
Dica 5: Tenha seu ambiente de trabalho
Ter o seu lugar de trabalho na sua casa é outro ponto importante e você tem que cuidar muito dele.
Lembrando que, ter um espaço de HomeOffice, não é para todos, infelizmente.
Nem todos tem o quarto exclusivo, porque moram outras pessoas na residência e podem dormir outras pessoas no seu quarto.
Neste caso, tem que ter algo chamado “resiliência”.
Se a sala naquele momento não tem ninguém, então lá é que você vai trabalhar.
Se no quarto que você dorme, infelizmente tem aquele seu irmão mala que você é obrigado a dividir o quarto, procure outro cômodo.
Tenha sempre sua mesa de computador e sua cadeira.
De preferência se você usa Notebook, opte por ter uma escrivaninha com rodas, por exemplo, porque será mais fácil de se deslocar para os outros ambientes da casa, mas isso é apenas uma sugestão.
Você fará o que tiver ao seu alcance para poder se concentrar da melhor forma possível e assim fazer o seu trabalho.
Gostou das 5 dicas para trabalhar em casa?
Comente aqui embaixo.
Até a próxima! 🙂
Juliana Soares